A importância dos sonhos para a saúde mental

A qualidade da saúde mental das pessoas está intimamente relacionada com os sonhos que têm, pois é por meio deles que se elaboram os conflitos emocionais, como será demonstrado ao longo do texto.

Os sonhos são fenômenos que é experimentado durante o sono. Já acordada, a pessoa geralmente se lembra apenas de algumas partes que, ao longo do dia, vão sendo esquecidas. Porém, também acontece de não esquecer certos fragmentos; estes se tornam lembranças. Há também sonhos que se repetem constantemente, durante dias, meses, até mesmo anos; esses não têm como cair no esquecimento.

Apesar disso, geralmente não se dá a devida atenção. Trata-se os sonhos como coisas banais, com a justificativa de serem muito absurdos e, por isso, não terem nenhum sentido relevante. E muito menos para a saúde mental.

Entretanto, para a psicanálise, o sonho tem muita importância, principalmente no que se refere à saúde mental do indivíduo, pois o sonho é uma forma de elaboração dos conflitos psíquicos. Por isso, oferece pistas relevantes para o tratamento dos sintomas e sofrimentos dos quais os pacientes tanto se queixam, como ataques de pânico, ansiedade, dificuldade de relacionamento, luto, etc.

Por mais “sem sentido” que possa parecer um sonho, ele é uma mensagem que vem do inconsciente da pessoa e, portanto, conta um pouco do que está se passando com ela. Sendo assim, o sonho tem algum significado implícito e, com a ajuda de um psicanalista, pode ser interpretado e contribuir para o tratamento dos conflitos que o paciente está atravessando. E assim trazer benefícios para a saúde mental do paciente.

Deixe um comentário