É Depressão ou Tristeza? Descubra Como Diferenciar

Muitas pessoas têm dificuldade em saber o que é depressão ou como diferenciá-la da tristeza. Para facilitar a compreensão dessa doença de maneira simplificada, estabelecerei as características da depressão em comparação com as da tristeza, com o intuito de apontar suas particularidades.

A tristeza é passageira, ou seja, desaparece mais cedo ou mais tarde; ela também tem uma causa definida, isto é, o indivíduo sabe por que está triste; a autoestima fica preservada, com pouca oscilação; além disso, a pessoa consegue se manter esperançosa de que as coisas podem melhorar; os sintomas corporais são mínimos, portanto, não são graves; por fim, não há presença significativa de pensamentos suicidas.

A depressão é duradoura e sem perspectiva de melhora; nem sempre há uma causa definida para o que a desencadeou; a pessoa sente uma forte abulia, que é a dificuldade de iniciar qualquer tipo de tarefa; uma baixa autoestima, falta de esperança, sintomas corporais graves e, por último, e o mais preocupante, a presença significativa de pensamentos suicidas.

Analisadas as diferenças entre as duas, fica evidente que a tristeza faz parte da vida e pode-se dizer que ela é uma parte indispensável para a saúde mental das pessoas. No entanto, a depressão é uma doença porque impede a melhoria da qualidade de vida da pessoa, na medida em que intensifica e prolonga certas características presentes também na tristeza, além de ter aspectos próprios que transbordam o estar meramente triste. Por essa razão, não podemos naturalizar a depressão reduzindo-a a um tipo de amargura, apenas. Sendo assim, é necessário atribuir a ela a devida importância e atenção que merece.

Deixe um comentário